segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

àbaco


Àbaco

Ensino do Sistema de Numeração Decimal
Quando pensamos em SND, lembramos de seus princípios e regras e da teia de conceitos que envolvem este conhecimento matemático. Cada recurso que usamos para trabalhar o SND permite maior clareza ou transparência de determinados princípios do sistema. Tomemos por exemplo situações de compra e venda com dinheiro em miniatura ou fichas coloridas que representam os valores monetários para trabalhar o sistema: é possível explorar a composição aditiva e o aspecto multiplicativo da numeração.
o ábaco assim como QVL trabalham muito bem a posicionalidade, distribuindo as quantidades nas casas de valores diferentes; os agrupamentos e reagrupamentos na base dez; e o zero como mantenedor de lugar. Já com o material dourado é possível trabalhar a base dez e seus agrupamentos, os princípios aditivos e multiplicativos, mas não há clareza quanto à posição dos números. Desta forma, esta compreensão por parte do professor sobre as possibilidades e limites de cada recurso é fundamental para que ele planeje melhor sua prática pedagógica, oportunizando aos alunos uma variedade de situações que permita ampliar a compreensão dos mesmos sobre o Sistema de Numeração Decimal.
Construi o ábaco de sucata :
Base foi colocada 2 bandeijas de isopor que normalmente é usada para frios , forrada de E.V.A rosa 4 palitos de colocar balão colorido , 40 argolas de cortina ,e as letras m, c, d, u em frete a cada palito com argolas representando unidade dezenas centenas e milhar.
Fichas com numeral de 0 à 9 em cores correspondende a cada letra para formação do numeral
Atividade
As crianças sorteiam um numero de cada saquinho do milhar, da centena , dezena e unidade coloque em frete ao ábaco no local da letra correspondente e representa com as argolas o numeral sorteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário